As cores do Natal já começam a tomar conta das ruas, vitrines e shoppings de Santa Maria. A pouco menos de dois meses para o feriado mais aguardado do comércio, as lojas já apostam nas vendas natalinas para alavancar a economia, afetada pela pandemia desde o ano passado.
O Centro de Dirigentes e Lojistas da Cidade (CDL) da cidade lançou a campanha "Natal Presente", que aposta nos reencontros presenciais de familiares e amigos para aumentar as vendas na data. Neste ano, os consumidores de lojas participantes estarão concorrendo a vales e a um carro zero quilômetro. Em entrevista ao Bom dia, Cidade, da CDN, o presidente Marcio Rabel comentou sobre a expectativa para o Natal de 2021:
- O nome da campanha faz alusão a presença física entre as pessoas. Queremos apelar a essa união e reaproximação daqueles que passaram o último Natal distantes devido à pandemia. Nós temos uma preocupação, obviamente, com a inflação que está afetando bastante a economia. Mas, com o avanço da vacinação, as pessoas se encorajam a retomar com o consumo, e é nisso que estamos apostando. Esperamos que o consumo seja retomado e as empresas recuperem boa parte dos prejuízos que tiveram.
Entre os associados do Sindilojas, o clima também é de otimismo. De acordo com o presidente Ademir José da Costa, já no dia das crianças houve um aquecimento das vendas. Mas, como é uma data muito específica voltada ao público infantil, não foram todas as lojas que sentiram o incremento. Agora, com o Natal, o aumento de vendas devem impactar mais setores do comércio.
- O final de ano sempre tende a ser um bom período para o comércio em geral. O Natal é uma data muito tradicional, as pessoas costumam comprar, ao menos, alguma lembrancinha. É difícil comparar com o período anterior ao pandemia, mas esperamos que seja positivo - afirma Ademir.
O avanço da vacinação também tem contribuído para aquecer as vendas. Com a imunização, as pessoas têm movimentado mais o centro da cidade, onde se concentra o maior número de lojas. Além disso, a tendência é que ocorram mais reuniões familiares no Natal, diferente do ano passado, o que deve aumentar a venda de presentes e impactar também no setor gastronômico.
VIVA O NATAL
Neste ano, após mais de um ano e meio de pandemia, a programação do Viva o Natal, organizada pela prefeitura, deverá voltar a ser presencial. Ainda não há uma programação completa do evento, mas a tendência é de que sejam realizadas o mínimo de atrações em modo virtual, tendo em vista que a presencialidade está sendo retomada aos poucos e com todo cuidado. Com isso, mais pessoas poderão circular pelo Centro e prestigiar os espetáculos natalino, o que também deverá ter um impacto na economia do centro.